leite 1

Dados do IPCA, que medem a inflação no Brasil, mostram que o aumento no preço do leite sentido em Santa Catarina nas últimas semanas é anterior à mudança na alíquota de ICMS, de 7% para 17%, que passou a valer em abril. Em março – antes da alteração tributária – o preço do leite subiu 9,3% no país. É a maior alta, pelo menos, desde janeiro de 2021.

O aumento é resultado de uma série de fatores, como o maior custo de produção e transporte. Vale lembrar que a inflação, em março, foi a maior em 28 anos no Brasil. Os preços subiram 1,62%, segundo o IPCA.

A relação entre o aumento na alíquota de ICMS – que é uma demanda dos produtores catarinenses – e a alta no preço do leite para o consumidor é principal argumento do Governo do Estado para barrar a mudança na alíquota.

Para apaziguar a questão, a Fazenda está propondo reduzir novamente o ICMS do leite longa vida para 7% e recolocar o produto na cesta básica do catarinense. Os dados de flutuação no preço do leite no mercado nacional, no entanto, indicam que não há garantias de que a medida baixará o preço nas prateleiras dos supermercados.

Via NSCtotal – Coluna Dagmara Spautz