porto

A Portonave, em Navegantes, atingiu a marca de 89 contêineres movimentados por hora ao longo do primeiro semestre de 2022 e obteve a melhor prancha média operacional entre os terminais portuários que movimentam contêineres no país. A prancha média operacional é um indicador que mede quantos contêineres são movimentados por hora, considerando o tempo total de operação dos navios.

O terminal também aumentou em 4,23% o número de mercadorias embarcadas em toneladas. Essas mercadorias tiveram como principal destino a China (488 mil toneladas), os Estados Unidos (470,1 mil toneladas) e Singapura (446,5 mil toneladas).

A madeira foi a mercadoria mais movimentada no terminal, com pouco mais de um milhão de toneladas líquidas – crescimento de 5,14% em comparação com o semestre anterior. A movimentação de produtos químicos orgânicos também se destacou, com aumento de 10,96%.

Os dados foram divulgados pela Associação de Terminais Portuários Privados (ATP), que avalia a movimentação de 28 terminais de contêineres em todo o Brasil. Além da Portonave, o Porto de Itapoá também foi destaque, com o terceiro maior crescimento do país em movimentação de contêineires por hora – um aumento de 13,9%.

Via NSCTotal – Coluna Dagmara Spautz