O ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França, disse que o Porto de Itajaí passará a ter gestão híbrida, em um modelo que agregue o município e o governo federal à frente da autoridade portuária. A informação veio durante uma reunião em Brasília, em que o ministro recebeu nesta quinta-feira (2) o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni (MDB), acompanhado de deputados federais e senadores catarinenses.

Uma comissão será formada para discutir os pormenores do novo modelo de autoridade portuária, que seguirá pública.

– Um grupo de trabalho que, num prazo de 30 dias, vai formular uma proposta base inicial para desencadear todo o processo restante do arrendamento do nosso porto, e possivelmente devendo manter a autoridade portuária pública municipal numa parceria com o próprio governo federal – disse o prefeito Volnei Morastoni (MDB).

O deputado federal Carlos Chiodini (MDB), que desde a legislatura passada vem atuando nas articulações sobre o Porto de Itajaí em Brasília, avaliou positivamente o resultado da reunião:

– O governo federal se mostrou disposto a encontrar uma saída que envolva o município de Itajaí como capitão do desenvolvimento portuário da região. Nos próximos dias será criada essa proposta para que o porto volte a ter gtande moimentação, grande vida, e o seu papel de protagonista.

A proposta mantém a autoridade portuária pública, mas a operação continuará sendo privada, por meio de arrendamento – como determina a legislação brasileira. Atualmente, o contrato de arrendamento do porto está vencido, e a movimentação segue por meio de contrato provisório.

O ministro ainda não definiu prazo para o lançamento do edital de concessão, que é aguardado pelo setor.

Via NSCTotal – Coluna Dagmara Spautz