Sensíveis à situação de guerra ao coronavírus, os poderes do Estado comunicaram ao governador Carlos Moisés a doação de mais de R$ 50 milhões para o fundo estadual de saúde. Os recursos serão usados para enfrentar a pandemia da Covid-19. As doações vieram da Assembleia Legislativa, Tribunal de Contas do Estado, Tribunal de Justiça e do Ministério Público de SC.

Cada um desses poderes, mais a Universidade do Estado de SC (Udesc), recebe um percentual de arrecadação do Estado, cuja soma é chamada de duodécimo. A iniciativa de doar uma parte em benefício da saúde é muito importante e os catarinenses agradecem, o que o governador fez na entrevista desta quinta e também de ontem.

Vale lembrar que há anos existe uma polêmica no Estado de que os valores destinados ao duodécimo são mais altos do que a média nacional e poderiam ser reduzidos. Essa discussão não avançou, mas, nos últimos anos, os poderes estão doando para a saúde do Estado parte dos recursos que economizam anualmente.

Via NSCTotal – Coluna Estela Benetti