Eduardo Pinho Moreira (PMDB) assume nesta sexta-feira, de fato e de direito, o governo de Santa Catarina. A transmissão do cargo pelo governador Raimundo Colombo (PSD) será às 15h durante ato no Centrosul que deverá reunir pelo menos 2 mil pessoas. O PMDB volta ao governo depois de mais de sete anos.

A solenidade será simples e a previsão é de apenas dois discursos: o do governador que se despede do cargo, porque promete só retornar dia 6 de abril para renunciar; e o do vice que assume com plenos poderes.

Esta transição absolutamente singular será executada em três etapas: a transmissão de cargo hoje; o anúncio do novo secretariado estadual por Eduardo Moreira no dia 22 de abril, já com gás para executar novas medidas de contenção de despesas e ações prioritárias na segurança pública e na saúde; e a renúncia de Colombo para a posse de Moreira.

Outra peculiaridade: o governador se licencia por apenas 10 dias para fazer curso na Espanha. Mas não tem autorização da Assembleia. Ela só é necessária quando a ausência se dá por mais de 15 dias.

A previsão é de que Raimundo Colombo retorne no dia 26 de fevereiro. Pode prolongar o afastamento por dois institutos: férias ou licença.

Eduardo Moreira está fixado nas prioridades do mandato-tampão. Vai a Brasilia na segunda-feira com dois objetivos: captar recursos no Ministério da Saúde para equacionar a dívida bilionária da Secretaria Estadual da Saúde, maior desafio de seu novo mandato; e participar de reunião com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e outros 26 governadores estaduais sobre proposta de auxílio financeiro aos Estados.

O novo governador tem enfatizado que seu período terá um nome: responsabilidade.  Leia-se fiscal, social, política e institucional.

Via NSCTotal – Coluna Moacir Pereira