Entre altos e baixos, a economia brasileira ainda conta com um bom impulso da agropecuária e registrou em abril crescimento nos grandes setores econômicos: indústria, comércio e serviços, conforme apurou o IBGE. A partir disso, segundo algumas empresas e instituições que fazem análise da economia, são grandes as expectativas de o Produto Interno Bruto (PIB) fechar em alta também no segundo trimestre do ano. Um pouco do impulso vem da expansão de 1% do PIB no primeiro trimestre após oito resultados negativos nessa comparação. Segundo análise do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (IEDI), esse crescimento só não vai ocorrer em função da fragilidade do consumo e do investimento ou dos efeitos negativos da crise política na economia.

Os números que animam são os de crescimento de 0,6% da produção industrial do país em abril frente ao mês anterior, com ajuste sazonal, mais a expansão tanto do varejo restrito quanto dos serviços de 1% nessa mesma comparação, abril em relação a março. Além disso, o Banco Central divulgou nesta sexta-feira o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), com alta de 0,28% em abril e revisão da variação de 1,12% para 1,19% no primeiro trimestre.

Entre os setores que se destacam na indústria nacional estão automóveis, eletrodomésticos e bens de capital. Em SC, foi, metalurgia, vestuário, madeira e outros. O varejo foi impulsionado pela queda da inflação, pagamento do FGTS de contas inativas e também por causa da Páscoa. Como essa festa de forte consumo ocorreu em mês diferente – no ano passado foi em março e este ano foi em abril – ocorre uma certa distorção estatística favorável a este ano. Em nível nacional, os serviços fecharam o mês no azul, mas Santa Catarina segue com esse indicador negativo. Mesmo assim, como agricultura, indústria, comércio e turismo estão acima da média nacional, é possível que o Estado também feche o segundo trimestre com resultado positivo.

Via DC – Coluna Estela Benetti