A economia catarinense segue crescendo, apesar de alguns altos e baixos. No mês de setembro, o Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR-SC), calculado pelo Banco Central do Brasil (BCB) e considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), registrou alta de 3,49% frente ao mesmo mês do ano passado, e de 0,46% em relação ao mês anterior, agosto, com ajustes sazonais. No acumulado de janeiro a setembro frente aos mesmos meses de 2016, Santa Catarina cresceu 3,14%, acima da média nacional que registrou alta acumulada de 1,30% no mesmo período. Frente ao mês anterior, a alta média nacional ficou em 0,40%. O levantamento de dados foi feito pelo Observatório da Federação das Indústrias de SC (Fiesc).

Para essa projeção do PIB, o Banco Central utiliza os dados da agropecuária, indústria, comércio e serviços apurados pelo IBGE. Em Santa Catarina, este ano, a agricultura, indústria e comércio estão crescendo e puxando o PIB para cima, enquanto os serviços ainda estão enfrentando recessão, especialmente os de informação e comunicação e serviços gerais.

Via DC – Coluna Estela Benetti