No mundo industrial, quem tem os produtos e serviços mais inovadores dita preços e lidera vendas. Para participar desse jogo global de soluções de ponta da indústria 4.0, também conhecida como a quarta revolução industrial, da internet das coisas, é preciso inovar. A indústria catarinense conta agora com três institutos de inovação e sete institutos tecnológicos para melhor competir nesse cenário. Além das inaugurações de ontem,  conta desde o final do ano passado com os institutos de Tecnologia a Laser e de Tecnologia para Manufatura em Joinville. Esses empreendimentos integram o programa estratégico da CNI de investir R$ 3 bilhões em 10 anos em 25 institutos de inovação industrial na rede do Senai, oito institutos de inovação em saúde pelo Sesi e 57 institutos de tecnologia. Desses, SC conta com três institutos de inovação, um do Sesi e sete de tecnologia.

— O Instituto da Indústria nasce sendo um habitat de inovação, com foco na pesquisa aplicada, especialmente no desenvolvimento de novos produtos, melhoria de processos e mapeamento de oportunidades, exigindo que as etapas de construção passem pela experimentação e validação, bem como pela prototipagem e produção piloto das ações inovadoras – disse Côrte.

O diretor de Educação e Tecnologia da CNI, Rafael Lucchesi, afirmou que o Brasil conseguiu o maior crescimento mundial de 1930 a 1980 graças à substituição de importações, depois, nos próximos quase 40 anos ficou para trás, mas agora pode recuperar esse atraso sendo um dos competidores globais da indústria 4.0. Se depender das instituições do Senai e da disposição de industriais catarinenses, esse destaque internacional será alcançado.

via NSCTotal – Coluna Estela Benetti