centro adm

A antecipação do 13º salário dos servidores do Estado chegou. Nesta sexta-feira, o governo de Santa Catarina pagou 50% dos salários dos trabalhadores ativos, inativos e pensionistas, o que colocou na economia catarinense cerca de 581.2 milhões, segundo informação da diretoria do Tesouro do Estado (DITE).

Ao todo, esses três grupos somam 157.872 servidores. Com uma condição financeira melhor do que a média nacional, SC é um dos poucos estados que tem conseguido antecipar parte do 13º salário na metade do ano. Isso é possível porque o Estado conta com atividade econômica diversificada e acima da média nacional.

Para o secretário de Estado da Fazenda, Paulo Eli, pagar com antecedência a primeira parcela do 13º salário é uma tradição em SC e uma demonstração de respeito com os servidores públicos. Segundo ele, isso é possível porque existe equilíbrio nas finanças do Estado. 

Na avaliação de Sandro Medeiros Alves, presidente do Sindicato dos Auditores Estaduais de Finanças Públicas (Sincofaz-SC), essa antecipação da remuneração dos servidores é importante para movimentar a economia catarinense.

Segundo ele, resulta de trabalho que passa pelo orçamento, contabilidade, gestão e auditoria dos recursos, além da prestação de contas aos órgãos de controle e cidadãos. Alves observa que é um trabalho realizado por uma equipe comprometida com o desenvolvimento de SC.

Via NSCtotal – Coluna Estela Benetti