A retomada da economia e a falta de empregos formais em Santa Catarina está acelerando a abertura de empresas com apenas um titular, os chamados Microempreendedores Individuais (MEIs). No período de janeiro a outubro foram abertas em Santa Catarina 102.079 empresas de todos os portes, mas destas, o número de MEIs fica perto de 50%. Chegou a 47.641, com um acréscimo de 15,6% frente ao mesmo período do ano passado, quando foram abertos 41.205 CNPJs de empreendedores individuais no Estado. Com essa expansão, SC já soma 283.941 MEIs desde a entrada em vigor da lei que criou essa opção de formalização, em 2008. Os dados são da Junta Comercial do Estado e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS).

– Aos poucos, o cenário econômico nacional está entrando nos eixos e a confiança do empresário está aumentando. Além disso, os microempreendedores estão mais conscientes de que é importante sair da informalidade e que isso traz benefícios, como auxílio-maternidade, auxílio-doença, aposentadoria, entre outros – analisa Carlos Chiodini, secretário de Desenvolvimento Econômico.

Além da vantagem da assistência social e inclusão no INSS, o MEI também tem melhor acesso ao crédito. O presidente da Amcred, a associação catarinense de organizações de microcrédito, Júlio Búrigo, disse que há sete anos, cerca de 75% dos tomadores de microcrédito eram informais. Hoje, 50% são formais.

Outro número que mostra a recuperação da economia no Estado foi a diminuição no número de fechamento de empresas. A média mensal até julho era de 7.601 empresas encerradas por mês, e de julho até outubro este percentual caiu 23,9%.

Via DC – Coluna Estel Benetti