01

Governadora interina Daniela Reinehr anunciou ontem quatro trocas em pastas importantes do Executivo estadual: Fazenda, Administração, Articulação Nacional e Defesa Civil

A governadora interina Daniela Reinehr (sem partido) promoveu ontem mais mudanças no primeiro escalão do governo do Estado. Foram empossados quatro novos secretários: Fazenda, Administração, Articulação Nacional e Defesa Civil. Desde que reassumiu o governo, no dia 30 de março, Reinehr já tinha promovido alterações nas pastas da Saúde, Casa Civil, Infraestrutura, Procuradoria-Geral do Estado, Comunicação e Casa Militar.

A mais emblemática dessa nova troca foi a saída de Paulo Eli, da Fazenda, que estava no cargo desde fevereiro de 2018, ainda na gestão Raimundo Colombo (PSD) e acabou mantido pelo governador Carlos Moisés (PSL). Durante os 30 dias que comandou o Estado no ano passado (quando virou governadora após o primeiro afastamento de Moisés), Daniela Reinehr havia mantido Eli no cargo. Agora, no lugar dele, assumiu o auditor fiscal Rogério Macanhão. Para a secretaria de Administração, a advogada Ana Blasi assume no lugar de Jorge Eduardo Tasca, que pediu exoneração no dia da posse da governadora. Ana atuou na defesa de Daniela durante o processo do primeiro pedido de impeachment contra Moisés , em que Reinehr também era alvo.

Na Defesa Civil assumiu Alexandre Waltrick no lugar de David Christian Busarello, que durou apenas 34 dias no cargo. Jorginho Davi é o novo secretário de Articulação Nacional, que substituiu Lucas Esmeraldino, outro que pediu exoneração logo após Moisés ser afastado do cargo. Em novembro de 2020, durante o primeiro afastamento de Moisés, Esmeraldino havia foi exonerado da pasta por Daniela.
OUTRAS MUDANÇAS

A governadora vem promovendo trocas em todos níveis do governo desde que assumiu o cargo. De uma só vez ela “tornou sem efeito” as 55 nomeações realizadas pelo governador afastado Carlos Moisés, feitas no apagar das luzes antes de seu afastamento por até 120 dias.

Bastaram três dias e ela exonerou todos os indicados. A maioria ligada aos deputados da base de apoio a Moisés na Assembleia Legislativa, especialmente os quatro que votaram contra o afastamento dele no Tribunal Especial de Julgamento. Entre as nomeações estava o ex-vereador de Florianópolis, Edinho Lemos (PSDB), indicação do deputado estadual Marcos Vieira, integrante do tribunal misto.

Em coletiva após assumir o cargo interinamente, DanieIa já tinha anunciado novas mudanças em seu governo, mas demonstrava que poderia manter alguns nas secretarias. “Mostram (os que foram mantidos) que estão fazendo um bom trabalho, time que está indo muito bem… Algumas mudanças serão feitas (no secretariado) no decorrer, conforme a necessidade” , avaliou.

Durante a posse dos novos secretários ontem, DanieIa disse que “é um momento muito importante para Santa Catarina, nesse intuito de recuperar a credibilidade do Estado. São nomes de peso, com grande competência e conhecimento das necessidades”.

271af78f-cf4b-48de-8a30-d71160fd6c56

Via ND+ – Edição impressa 13/04/21