A troca de comando no governo estadual (licença do governador Raimundo Colombo e ascensão do vice Eduardo Moreira), na próxima sexta-feira (16), inevitavelmente vai afetar a gestão da maioria das secretarias de Estado, o que já se confirmou na Casa Civil, Saúde e Segurança. Em se tratando de Fazenda, as cartas já estão marcadas, e seus postulantes, devidamente convidados, devem tomar posse na mesma data. Quem substituirá Renato Lacerda será Paulo Eli, igualmente detentor do cargo da carreira de auditor fiscal da Fazenda Estadual. Eli, egresso do nosso concurso, traz na bagagem longos anos dedicados à auditoria fiscal e contábil das empresas. Tem vasto conhecimento em planejamento público, pois por muito tempo desempenhou as funções na Fazenda e no gabinete do vice-governador. Carrega também experiência executiva, quando ocupou os cargos de secretário-adjunto da Fazenda e de secretário da Administração.
Como adjunto, a indicação é do auditor fiscal Marco Aurélio Dutra, que, no passado, ocupou a mesma função. Curioso que Lacerda acumula as duas funções: titular e adjunto. As demais funções, em nível de diretorias e setores da casa, não são de conhecimento público. É provável que ocorram mudanças também, haja vista que cada gestor deseja imprimir seu estilo de trabalho e, como cargo comissionado pertence ao comandante maior, estão todos prontos aguardando qualquer posicionamento sob a permanência ou não.

Sobre os trabalhos
Não ouso comentar sobre as diretrizes a partir da próxima segunda-feira. Entretanto, como técnico que é, acredito na manutenção da atual política tributária e fiscal. Valorizando sempre o trabalho ético/profissional, sem atropelar o processo de desenvolvimento e crescimento da economia estadual.

Linha de governo
Pelas palavras do futuro governador, as prioridades estarão nas áreas mais precárias, que são saúde e segurança. Para tais, são necessários investimentos fortes, os quais, sem arrecadação, tornam-se impossíveis de alcançar os objetivos. Há promessas de bater nas portas do governo federal. Esperar o retorno para ver como virá o pires.

Carta ao cidadão
Em breve, o governo vai lançar a Carta de Serviços ao Cidadão, um ambiente web com informações completas sobre todos os serviços prestados pelo Executivo. Por enquanto, o ambiente é de teste. Quando concluído, será um ambiente em que o governo permitirá que o cidadão emita sua opinião, contribuindo na melhoria dos serviços tão criticados.

Prazo ipva
Atenção, proprietários de veículos com placa final 1. O prazo da segunda parcela encerra amanhã. Vence também a primeira parcela com placa final 2. As demais parcelas têm vencimento nos dias 10 dos meses subsequentes. Os proprietários de veículos emplacados em Santa Catarina irão pagar, em média, 2,47% a menos de IPVA em 2018. O índice representa a desvalorização dos veículos em relação a 2017, de acordo com a tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), utilizada pela Fazenda Estadual como base de cálculo.

Doações da Fazenda
A secretaria da Fazenda doou ao Corpo de Bombeiros de Santa Catarina cinco drones e cinco iPhones, fruto de apreensão da Fazenda nos Correios. O material será usado em operações de busca terrestre, mapeamento de áreas de incêndio ou monitoramento de praias e locais de grande público. A Escola Fazendária também recebeu três aparelhos “data show”, que serão utilizados nas salas de aula, auditório e laboratórios de informática.

Refletindo
“Fraternidade e superação da violência, pois vós sois todos irmãos”. Campanha da Fraternidade – 2018. Uma ótima semana!

Via Coluna fisco e Cidadania – Por Pedro Hermínio Maria