Depois de criar uma estrutura “superprotetora” dentro do governo do Estado, Carlos Moisés da Silva (sem partido) agora vai se descolar de todos os órgãos que foram colocados sob o guarda-chuva administrativo dele. Em 2019, quando o governador fez a primeira reforma administrativa e eliminou secretarias, algumas pastas foram diminuídas de tamanho e colocadas sob a responsabilidade do gabinete de Moisés e também a Casa Civil. Nos próximos dias, porém, chegará à Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) que vai desfazer esse organograma.

A ideia dessa minirreforma será justamente “desinchar” as responsabilidades do gabinete do governador e da Casa Civil. Estruturas como a secretaria de Comunicação, a Defesa Civil e o Detran foram colocadas em 2019 no guarda-chuva de Moisés. Agora elas terão autonomia ou vão para outras secretaria.

A Comunicação voltará a ser uma secretaria autônoma. A Defesa Civil deve ir para a Secretaria de Infraestrutura, enquanto o Detran será transformado em autarquia. Até mesmo o gabinete da vice-governadora, que havia sido colocado abaixo da Casa Civil, deve ganhar vida própria nas questões burocráticas.

Essas alterações administrativas devem ser aprovadas ainda em 2021 na Alesc dentro do pacote de projetos a serem enviados pelo Executivo nas próximas semanas. A maior parte vai tratar do reajuste salarial dos servidores.

Via NSCTotal – Coluna Ânderson Silva