whatsapp image 2023 02 10 at 14.20.10 1

Secretário adjunto e equipe técnica da Fazenda receberam comitiva do Ministério das Finanças do governo angolano

As boas práticas de Santa Catarina no uso do chamado Sistema Integrado de Planejamento e Gestão Fiscal (SIGEF) e nos demais serviços digitais de gestão financeira foram compartilhadas nesta quinta-feira (9) pelo secretário-adjunto da Fazenda, Augusto Piazza, com uma comitiva do Ministério das Finanças do governo de Angola.

A missão angolana veio ao Estado com o propósito de conhecer as experiências e a realidade das finanças públicas em Santa Catarina, principalmente em relação ao domínio das Tecnologias da Informação. O objetivo da comitiva é aprimorar a plataforma usada pelo governo angolano na arrecadação de receitas e execução da despesa pública.

As práticas de gestão foram detalhadas pela equipe técnica da Fazenda, com a participação da diretora de Contabilidade e Informações Fiscais (DCIF), Graziela Meincheim. Também participou Marcelo Fett, anunciado pelo governador Jorginho Mello para a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Foram compartilhados, ainda, os aspectos práticos do Sistema de Administração Tributária – SAT – e o Controle do Crédito Tributário em Santa Catarina, apresentados pelo gerente da área, Omar Afif Alemsan. Apesar das diferenças na composição dos tributos nos dois países, explicou Afif, o desenvolvimento da área de TI é semelhante e os brasileiros e angolanos trabalham com a mesma finalidade: prestar melhores serviços aos seus cidadãos.

“A visita foi muito proveitosa. Encontramos experiências muito boas, com grande capacidade de repercussão em nosso sistema. Acreditamos que este intercâmbio irá continuar e estamos à disposição para também apresentar nossa evolução no domínio das tecnologias, visando melhor servir ao cidadão”, celebrou o diretor-geral adjunto do Serviço de Tecnologia de Informação e Comunicação das Finanças Públicas de Angola, Leonel Cambango.

Santa Catarina mantém portas abertas para conhecer e compartilhar experiências exitosas com outras gestões, anunciou o secretário-adjunto Augusto Piazza. “O intercâmbio de informações nos permite dividir o que fazemos de melhor, mas também nos traz aprendizados valiosos. Toda contribuição é bem-vinda para aprimorarmos nossa gestão”, concluiu.

Via SEF/SC