Reunião marcada para esta quinta-feira, às 13h, no Ministério da Fazenda, poderá definir o futuro do Fundo de Desenvolvimento dos Municípios (Fundam 2). O governador Raimundo Colombo dará sequência aos entendimentos mantidos ontem no Palácio do Planalto com o presidente Michel Temer e o ministro Henrique Meirelles.

O financiamento já foi autorizado pela Assembleia Legislativa e depende agora da Secretaria do Tesouro Nacional para os atos burocráticos no BNDES. O presidente Temer já deu o aval à operação.

Outro pedido que começará a tramitar na Secretaria do Tesouro Nacional é o que trata de empréstimo do Banco Mundial para a nova etapa do SC Rural. O processo foi tratado em Washington entre o governador Raimundo Colombo e o diretor do Banco, Joaquim Levy.

Na audiência com o presidente, o governador pediu a liberação de R$ 17 milhões do Ministério de Turismo para a conclusão do Centro de Convenções de Balneário Camboriú, atualmente em construção. Se esses recursos forem liberados, o empreendimento deverá ser inaugurado em dezembro, segundo Colombo. É o maior do gênero no Sul do Brasil e vai dinamizar a economia de toda a região.

A transferência destes recursos depende, contudo, de aval do Ministério do Planejamento.

O Centro de Convenções será visitado amanhã pelo ministro do Turismo, Max Beltrão, que fará antes o lançamento de uma campanha de promoção do turismo no Sul do Brasil.

Via DC – Coluna Moacir Pereira