O sistema de microcrédito catarinense, que é modelo para o Brasil, ficará ainda mais sólido com a oferta de aval para microempresas informais. Em audiência com Amcred, associação que reúne as 16 organizações de microcrédito do Estado, o governador Raimundo Colombo confirmou que o Badesc disponibilizará R$ 2 milhões para a SC Garantias poder oferecer esse suporte aos informais. Segundo o presidente da Amcred e da Credisol, Júlio Búrigo, essa garantia permitirá ampliar em 25% a oferta de crédito produtivo orientado no Estado, ampliando investimentos. Segundo ele, muitos não tomam recurso por falta de um avalista.

A SC Garantias, que foi constituída em março deste ano também de forma pioneira no país pela Amcred e o Sebrae/SC com R$ 2 milhões cada, dá aval para empréstimos de até R$ 20 mil para empresas formais. O presidente do Badesc, José Caramori, elogiou a iniciativa para os informais e disse que a diretoria da instituição vai estudar o regramento da participação no SC Garantias.

Búrigo informa que há oito anos, 75% dos que tomavam empréstimo nas Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscips) de microcrédito eram informais. Hoje, graças à lei do MEI e do Juro Zero, 50% são formais em SC. Em breve, esse percentual chegará a 75%. Quem toma recurso hoje para investir, leva como avalista um familiar ou vizinho. Agora, terá mais uma alternativa. A inadimplência do microcrédito de SC está em 3% a 4%, mesma do setor bancário brasileiro.

Iniciado há 17 anos, o microcrédito de SC já emprestou R$ 2,349 bilhões em 745 operações. Também estiveram na audiência com Colombo Pedro Ananias, que implantou o programa há 17 anos, e Isabel Baggio, do Banco da Família, de Lages.

Via DC – Coluna Estela Benetti