01.03.23 03 1

Na pauta, assuntos como trabalho parlamentar; Fórum Internacional Tributário, criação de Departamentos, projeto Educa Fisco, entre outros.

O destaque do encontro de hoje foi a apresentação da análise de conjuntura feita pelo cientista político, Jorge Mizael, (Metapolítica Consultoria), acerca do ambiente político, cenário e resultado das urnas.

Segundo Mizael, o Congresso Nacional em 2023 está altamente pulverizada, com 23 partidos, sendo os seis maiores:

PL: 99

PT: 68

UNIÃO: 59

PP: 47

MDB: 42

PSB: 42

“Esse número é assustador para qualquer democracia. Muita pulverização partidária dificulta a participação política, a interação com o governo, as coalisões, além do acompanhamento de projetos sistematizado”, explicou.

Com 99 mulheres eleitas, 37 servidores públicos ingressando no parlamento e um Congresso composto em sua maioria por homens, brancos e de posição socioeconômica privilegiada, Mizael enfatizou a necessidade mudanças nesse perfil nas próximas eleições,  para tentar estabelecer equidade entre grupos em desvantagem e assim, garantir (por meio da representatividade) avanços na defesa de direitos nas esferas de poder.

“A composição atual reflete pequenos avanços no que se refere à gênero, coloração, paridade. Os servidores públicos estão sub representados, com um percentual de 16%. As mulheres também. É preciso mais diversidade nos poderes legislativo e executivo”, afirmou

EDUCA FISCO

Durante a reunião, representantes do SINAFRESP apresentaram ao colegiado o projeto: Educa Fisco, que tem como objetivo institucionalizar a participação política dos servidores do Fisco Paulista, bem como capacitar aqueles que têm interesse na atuação político-eleitoral de maneira a contribuir para o desenvolvimento da sociedade.

O projeto, previsto para começar em março deste ano, irá contar com docentes de diversas áreas de atuação, todos com foco na política eleitoral, como advogados, mentores, profissionais de marketing para capacitar os servidores fiscais tributários a atuar politicamente nas Casas de Leis.

Via Fenafisco