Em programa de TV, ministro afirmou que equipe econômica já está discutindo detalhes com lideranças do Congresso

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou nesta sexta-feira, ao “Programa do Ratinho”, no SBT, que a Receita Federal está em fase final de elaboração do projeto de simplificação tributária. Segundo ele, a equipe econômica está discutindo os detalhes com as lideranças do Congresso e a proposta será apresentada “ainda este ano”.

Questionado, ele também afirmou achar o imposto único “positivo”, mas ponderou que teria que se discutir com o Legislativo uma forma de divisão da arrecadação que tivesse a concordância de estados e municípios:

— Temos um projeto de simplificação tributária que está quase pronto na Receita e vamos apresentar ainda esse ano.

Instigado pelo apresentador, o ministro disse considerar “uma boa ideia” a privatização de presídios. Ele destacou que isso está sendo feito em vários países, mas que é necessário deixar claro às empresas quais são suas obrigações.

Em um tom mais enfático, o ministro ainda afirmou que o desemprego atual foi causado por uma “incompetência dos governantes” e por uma “política econômica equivocada”. Segundo ele, sobretudo depois de 2011, houve gastos excessivos, que geraram a crise econômica.

— Porque ocorreu a crise? Incompetência dos governantes. Toda uma política econômica equivocada que foi tomada em vários anos, gastando muitos recursos do governo, começando obras que não foram terminadas.Tudo isso gerou a crise.

Fonte: O Globo