cpf

Alternativa de expansão de serviço para facilitar a vida das pessoas, a emissão de CPFs por cartórios, iniciada em dezembro de 2015, funciona com êxito em Santa Catarina. Até agora, já foram emitidos mais de 582 mil documentos. Mas o CPF pode ser obtido também no Banco do Brasil, Caixa e Correios.

Por ser a base da carteira de identidade unificada lançada em fevereiro pelo governo federal, a expectativa é de que vai crescer a procura por esse documento a partir de agora.

Para o presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado de Santa Catarina (Anoreg/SC), Renato Martins Silva, a unificação do documento de identidade vai facilitar a vida das pessoas. Ele avalia que os cartórios, presentes em todos os municípios, são parceiros nesse projeto que contribui para desburocratizar processos e evitar fraudes.

O CPF é considerado o principal documento das pessoas físicas, feito para a vida toda, embora, em alguns casos específicos, seja possível alterar. Atualmente, o custo de emissão é R$ 7,00.

Via NSC Total – Coluna Estela Benetti