O programa do Governo do Estado para microempreendedores individuais (MEIs) concedeu R$ 3.329.530 em 1.176 empréstimos no mês de setembro. Coordenado pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), o Juro Zero incentiva o empreendedorismo catarinense por meio de concessão de crédito de até R$ 3 mil, que podem ser parcelados em oito prestações. Se as sete primeiras forem pagas em dia a última, que corresponde aos juros, é isenta.

Desde o lançamento, em 2011, foram disponibilizados R$ 84.127.861,50 para 29.873 MEIs. A cidade com mais participantes é Joinville, com 1.746 empréstimos, totalizando R$ 4.859.848,86. Em seguida aparece Florianópolis, com 1.383 MEIs beneficiados, e Blumenau com 1.226. Chapecó com 1.10 e Lages com 1.021 completam a lista de municípios com mais de mil operações de crédito.

O Juro Zero conta com parceria da Agência de Fomento de Santa Catarina (Badesc), do Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae/SC) e da Associação das Organizações de Microcrédito de Santa Catarina (Amcred/SC).

Para participar, é necessário ser formalizado e ter renda bruta de até R$ 60 mil por ano. Os interessados devem procurar uma das 18 instituições de microcrédito habilitadas ou unidade do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob).

Via Economia SC