carteira trabalho

Líder na geração de vagas em 2021, indústria mais demite do que contrata em 2022

O desempenho da indústria foi o fator decisivo para o mercado de trabalho em Joinville fechar o ano com performance abaixo do resultado do ano anterior. Com o balanço de dezembro, divulgado na semana passada, a cidade encerrou 2022 com a geração de 5,5 mil novos empregos. Em 2021, a cidade criou 12,9 mil vagas. A queda na indústria foi a principal responsável.

Em dezembro, assim como em anos anteriores, Joinville teve mais demissões do que contratações: foram fechadas 3,7 mil vagas. Em dezembro de 2021, haviam sido desligados 4,7 mil trabalhadores a mais do que admitidos. O desempenho negativo no emprego formal em dezembro vem ocorrendo ao longo das últimas duas décadas em Joinville.

A indústria, líder nos empregos criados em 2021, perdeu 2 mil vagas no ano passado, com vários segmentos atingidos. A alta de juros e uma certa retração no consumo em determinados setores estão entre os motivos citados para explicar por que o desempenho não repetiu 2021. Os serviços, apesar das perdas em dezembro, lideram com folga, abrindo 4,4 mil empregos em Joinville no acumulado do ano. O setor é o maior empregador da cidade, com quase 96 mil trabalhadores.

Via NSCTotal – Coluna Saavedra