O ranking das cidades com maior Produto Interno Bruto (PIB) em Santa Catarina, divulgado nesta sexta-feira pelo IBGE, manteve-se inalterado nas primeiras posições, em relação aos anos anteriores. Joinville, Itajaí e Florianópolis lideram a lista, nesta ordem. Juntos, somam R$ 63 bilhões.

A análise leva em conta os números de 2016 _ a avaliação é sempre retroativa a dois anos. Em comparação com os números divulgados no ano passado, referentes a 2015, pouco mudou no PIB das cidades que lideram o ranking. Joinville, com R$ 25,2 bilhões, e Florianópolis, com R$ 18,6 bilhões, mantiveram praticamente os mesmos valores de 2015. Itajaí teve um ligeiro aumento de 4%. Subiu de R$ 18,8 bilhões para R$ 19,2 bilhões.

Se considerados os primeiros 10 colocados no ranking do PIB, o setor de serviços aparece como o maior motor da economia catarinense. Lidera em Joinville, Florianópolis, Blumenau, São José, Chapecó, Criciúma, Brusque e Balneário Camboriú. Apenas Itajaí e Jaraguá do Sul têm outros setores com maior peso na economia _ para Itajaí, comércio e reparação de veículos automotores. Em Jaraguá do Sul, a indústria de transformação.

Em tabelas destacadas pelo IBGE, priorizando algumas atividades específicas, as posições do PIB se alternam. Se considerado o valor adicionado bruto da agropecuária, por exemplo, São Joaquim, Campos Novos e Canoinhas lideram o ranking.

Joinville, Blumenau e Jaraguá do Sul lideram o valor adicionado bruto da indústria. Em serviços, as colocações alternam para Florianópoilis, Joinville e Itajaí, nesta ordem.

Se considerada a arrecadação de impostos, Itajaí salta para o primeiro lugar com uma receita de R$ 6,5 bilhões. Joinville e Blumenau completam a lista.

Per capita

O cenário muda quando considerado o PIB per capita, que relaciona a economia do município à população _ qual a fatia da economia da cidade que corresponde a cada morador. Em Santa Catarina, o melhor PIB per capita é da pequena Piratuba, com R$ 180 mil para uma população de 3,9 mil habitantes, segundo projeção do IBGE. Araquari vem em seguida, com R$ 94 mil para 36 mil habitantes.

Em 3º, Itajaí é a única cidade do ranking geral a figurar entre os 1 maiores PIBs per capita em Santa Catarina. A média é de R$ 94 mil, para uma população de 215 mil habitantes.

Ranking do PIB em SC (em bilhões)

1. Joinville – 25,6

2. Itajaí – 19,2