Com nova queda em setembro, inflação acumulada em 12 meses correspondeu a 7,17%

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) caiu 0,29% em setembro, divulgou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (11). Este é o terceiro mês seguido de deflação no Brasil. Com a queda a nova queda, a inflação acumulada em 12 meses correspondeu a 7,17%. 

O grupo dos transportes (-1,98%) teve o maior impacto negativo sobre o índice geral, contribuindo com -0,41 ponto percentual, já que os combustíveis e, principalmente, a gasolina têm um peso muito grande dentro do IPCA. Este é o terceiro mês consecutivo de queda nos transportes. 

Já o grupo alimentação e bebidas passou de alta de 0,24% em agosto para queda de 0,51% em setembro, puxado pela alimentação no domicílio (-0,86%). O produto que mais impactou neste resultado foi o leite longa vida (-13,71%), que contribuiu com -0,15 p.p. no resultado do mês. 

— O leite vinha subindo muito nos últimos 12 meses, especialmente em 2022, por conta do período de entressafra, a partir de março e abril, mas também por causa da guerra da Ucrânia, que aumentou muito o preço dos insumos agrícolas. Agora, com o final do período de entressafra e a volta das chuvas, aumentou a oferta do produto no mercado, o que gerou uma queda nos preços — destacou o gerente da pesquisa, Pedro Kislanov.

Via Diário Catarinense