A divulgação da pesquisa Pnad Contínua do IBGE na quarta-feira (10), que reafirmou a posição de Santa Catarina com a menor taxa de desemprego do Brasil, 5,3% no fim de 2020, reforçou argumentos de que é um Estado de oportunidades para investimentos. A secretária de Estado de Assuntos Internacionais, Daniella Abreu, que junto com outras pastas do governo atua com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) na atração de investimentos do país e exterior por meio do Invest SC, cita o ranking do Centro de Liderança Pública (CLP), baseado em critérios da revista The Economist. Ele coloca SC como o segundo estado mais competitivo do país.

– Nós somos o primeiro Estado em segurança pública e sustentabilidade social, e o terceiro em infraestrutura, capital humano, educação e inovação. No todo, Santa Catarina ficou em segundo lugar nos últimos quatro anos, atrás de São Paulo – destaca Daniella Abreu.

Depoimento da GM

Um dos trabalhos que o grupo Invest SC está fazendo para mostrar o potencial do Estado para receber investimentos é reunir depoimentos de líderes de empresas já instaladas. O primeiro foi de Adriano Leite de Barros, diretor de assuntos governamentais da GM para a América do Sul. Ele destaca diferenciais como a mão de obra qualificada e comprometida, parceria com o setor público, localização estratégica, multiplicidade de portos, fábrica sustentável e outros atributos.

– É uma planta cheia de inovação, com manufatura 4.0. Destaco a parceria com o Senai de Joinville com quem desenvolvemos projetos inovadores há vários anos, que foram implantados não só na GM do Brasil mas em outras fábricas da empresa ao redor do mundo. Destaco também a engenharia brasileira e catarinense – afirmou o diretor.

A GM está em Joinville há oito anos e iniciou novo ciclo de investimento ano passado de R$ 1,9 bilhão, que elevou a produção de motores de 170 mil para 410 mil unidades por ano. O vídeo de Barros está no site do Invest SC.

Via NSCTotal – Coluna Estela Benetti