A mudança de alíquota de 17% para 12% de ICMS para produtos industriais feitos em Santa Catarina elevou a carga tributária para o varejo. Segundo o presidente da Fecomércio, Bruno Breithaupt, o setor vai negociar a mudança com parlamentares que votarão a medida. Se não houver alteração, o custo será transferido aos preços. Um dos setores mais atingidos é o têxtil. Segundo o diretor do Sintex, Renato Valim, o comércio está pressionando as indústrias a aceitarem a alta de ICMS, mas elas não podem porque não têm margem para isso. 

 

Renúncia de R$ 5,9 bi em 2019

A Secretaria de Estado da Fazenda encerrou o  levantamento sobre a renúncia fiscal que o governo tem previsto para o ano que vem. O valor total estimado é de R$ 5,92 bilhões. 

— Estamos fazendo uma análise detalhada para avaliar o impacto da renúncia nas contas públicas. Nosso compromisso é realizar um governo transparente e austero para cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal – explica Paulo Eli, secretário da Fazenda. 

Mas é preciso atenção sobre impactos disso na economia. O setor têxtil e de vestuário é um dos maiores empregadores em SC. 

Via NSCTotal – Coluna Estela Benetti – 24/04/2018