A produção industrial de Santa Catarina registrou crescimento de 0,3% em novembro em relação ao mês anterior, em 2022, interrompendo uma série de três meses em queda.

O resultado ficou acima da média nacional, que teve recuo de 0,1% no mesmo período, segundo dados do Observatório Fiesc.

Na análise mensal, o setor de máquinas e equipamentos liderou o crescimento de 25,9% na indústria. Esse resultado significa uma recuperação parcial do setor, que atingiu, em outubro, o seu menor nível de produção desde 2020. Na lista, aparecem os setores de produtos de metal e metalurgia, que em novembro aumentaram o fornecimento de produtos para os países do Mercosul, em especial de aços laminados planos e fios de cobre.

No acumulado do ano, o setor de alimentos é o principal destaque na expansão industrial, com crescimento de 0,5% em novembro ante outubro.

A atividade de frigoríficos, em especial o abate de aves, orientou a geração de empregos e as vendas internacionais do setor em 2022, beneficiando-se da valorização dos preços de seus produtos no mercado internacional.

Via ND + – Edição impressa 21/01/23