A produção industrial catarinense aumentou 4,5% nos primeiros onze meses de 2017 na comparação com igual período do ano anterior, mostram dados divulgados pelo IBGE nesta quinta-feira, dia 11. O resultado nacional foi uma elevação menor, de 1,9% para a indústria de transformação. Na comparação com novembro de 2016, a variação da produção industrial catarinense foi ainda mais relevante (8%, contra média nacional de 5,2%), enquanto em relação ao mês anterior o resultado ficou estável (-0,1% em SC e 0,2% na média nacional).

Oito dos doze setores da pesquisa registraram alta na produção acumulada em 2017. Significa que a recuperação está se generalizando em todo o segmento industrial do Estado. E isso se espalha para toda a economia.

— Assim, a tendência de novas contratações segue em 2018, afirma o presidente da Fiesc, Glauco José Côrte.Os segmentos que mais influenciaram o resultado positivo da indústria catarinense no ano foram produtos alimentícios (7,3%), associado a óleo de soja refinado; metalurgia (25,7%), com destaque para artefatos e peças diversas de ferro fundido; e confecção de artigos do vestuário e acessórios (5,0%).

Via NSCTotal – Coluna Claudio Loetz