Os impactos da Guerra na Ucrânia podem ser sentidos na economia de Santa Catarina. As informações são do auditor fiscal Sérgio Pinetti, diretor de Políticas e Ações Sindicais do Sindifisco-SC (Sindicato dos Auditores Fiscais).

Santa Catarina importa PVC da Rússia. As fábricas de tubos e conexões, por exemplo, devem procurar novos fornecedores da matéria-prima, com impactos no custo da produção e na produtividade das empresas. Outro material importado é o fertilizante.

A indústria catarinense também enfrenta problemas de logística para exportar a produção em razão do bloqueio dos principais armadores aos portos russos. Carnes de aves e suínos produzidos de Santa Catarina são exportados para a Rússia. Neste ponto, porém, o conflito não deve afetar a agroindústria já que outros mercados podem absorver essa produção, a exemplo da China. A inflação preocupa, conforme o auditor, já que afeta os custos de produção e a lucratividade das indústrias catarinenses.

Via NDmais edição impressa 16/03/2022 – Coluna Moacir Pereira