O grupo suíço Terminal Investment Limited (TIL) pretende formalizar no primeiro trimestre de 2022 um investimento de US$ 150 milhões, cerca de R$ 830 milhões na atual taxa de câmbio, na Portonave em Navegantes. O aporte no litoral catarinense faz parte de um plano da companhia de injetar mais de R$ 2 bilhões no país, sozinha ou com parceiros, para ampliação de operações portuárias, o que inclui também o terminal de Santos (SP). As informações foram divulgadas nesta segunda-feira (13) pelo Valor Econômico.

O roteiro de investimentos foi traçado, segundo a reportagem, pelo executivo Patrício Junior, diretor da TIL responsável por novos negócios na América Latina e no Caribe, região onde a empresa opera em oito portos diferentes. Patrício também já presidiu o Porto Itapoá, no Norte de Santa Catarina.

Primeiro terminal de uso privado do Brasil, a Portonave tem capacidade para movimentar 1,3 milhão de TEUs (unidades equivalentes a um container de 20 pés) por ano. Mesmo sendo considerado um dos mais eficientes do Brasil, com recordes constantes, restrições operacionais limitam o porto ao recebimento de navios com até 350 metros e sem capacidade máxima, conforme a reportagem. Com obras previstas nos berços de atração, poderá receber embarcações totalmente cheias de 366 e 400 metros.

O outro grande investimento mapeado pela TIL é em Santos, onde estão previstos R$ 1,4 bilhão para ampliação das operações. A empresa suíça é controlada pela MSC, uma das maiores companhias de navegação do mundo, e se tornou acionista majoritária da Portonave em 2017 após comprar ações da então sócia Triunfo Participações e Eventos.

Via NSCTotal – Coluna Pedro Machado