O governo federal vai rever a portaria interministerial que proíbe a entrada de argentinos e uruguaios no Brasil pelas fronteiras terrestres. A informação foi confirmada ao senador Jorginho Mello (PL) pelo Ministério do Turismo, nesta quinta-feira (11). A expectativa é que as novas regras sejam editadas na semana que vem, e o acesso esteja liberado a partir de dezembro.

O senador vinha pedindo soluções para o impasse em parceria com a coordenadora da Região Sul da Embratur, Julia Zanatta. A liberação das fronteiras terrestres para os argentinos e uruguaios – a exemplo do que já ocorre com os paraguaios, que têm livre trânsito no Brasil – é considerada fundamental para garantir bons resultados econômicos na temporada de verão em Santa Catarina.

O setor de hospedagem já tem comemorado o volume de reservas acima da média para os meses de novembro, dezembro e primeira quinzena de janeiro, por turistas brasileiros. Mas a proibição para os “hermanos” colocava em dúvida a movimentação nas semanas seguintes. A partir da segunda metade de janeiro, o maior fluxo de visitantes passa a ser de turistas argentinos e uruguaios – em especial nas regiões de Florianópolis, Balneário Camboriú e Bombinhas, que estão entre as preferidas dos estrangeiros que vêm ao Estado.

Com a liberação para argentinos e uruguaios, a tendência é que Santa Catarina confirme a expectativa por uma temporada com recorde de movimentação. Este verão será o primeiro após a vacinação em massa, que conseguiu conter o número de mortes e internações por Covid-19.

A portaria com as novas regras será editada pelos ministérios do Turismo, Justiça e Segurança Pública, Casa Civil, Saúde e Infraestrutura.

Via NSCTotal – Coluna Dagmara Spautz