cleverson seivert 800x450 1 1

O secretário da Fazenda, Cleverson Seivert, deve anunciar hoje, no “Almoço de Ideias”, promovido pelo grupo ND, que o governador Jorginho Mello receberá o Pafisc – Plano de Ajuste Fiscal na próxima segunda-feira, dia 20 de março. Em seguida, haverá entrevista à imprensa para divulgação do conteúdo, que será concluído nos próximos dias.

A palestra do secretário começará às 12 horas, na sede da Aemflo-CDL de São José, e deverá ter três eixos principais: 1. Relações do novo governo com as instituições, visando incremento dos investimentos de geração de emprego e renda; 2. O novo modelo de gestão da administração estadual; 3. A nova realidade das contas públicas.

Um dado não se alterou depois de 45 dias do diagnóstico do secretário e do governador: o déficit governamental permanece em 3 bilhões de reais. E um dado passou a preocupar: a previsão era de aumento médio da arrecadação em 4% e os dois primeiros meses revelaram apenas 3%.

O Plano de Ajuste Fiscal terá novidades. Vai tratar, no campo da arrecadação, dos benefícios fiscais, da desburocratização da máquina e de novas receitas com Parcerias Público-Privadas e financiamentos internos e externos. Em relação às despesas, revisão dos contratos, em especial, daqueles incluídos no polêmico Plano 1.000, que está judicializado.

Um setor que gera apreensão está na infraestrutura. Os técnicos confirmam que o volume de recursos comprometidos para 2023 está em 4 bilhões de reais. E o orçamento prevê apenas 1,5 bilhão.

Expectativa, pois, sobre o que dirá hoje o secretário da Fazenda.

Via ND+ Coluna Moacir Pereira