governo do estado e setor agroindustrial discutem acoes para garantir seguranca nas atividades 20200521 1126875081

A construção de um protocolo de atuação priorizando a saúde de funcionários e a segurança nas atividades do setor produtivo da agroindústria foram tema de reunião entre o governador Carlos Moisés, líderes do setor, secretários de Estado e deputados que integram a Comissão de Agricultura e Política Rural na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. No encontro na Casa d´Agronômica, na tarde desta quinta-feira, 21, representantes das entidades ligadas à agroindústria catarinense elogiaram o trabalho do Governo do Estado nas ações de enfrentamento à Covid-19.

O governador Carlos Moisés reforçou  a importância do diálogo no alinhamento das ações, informou que o Estado também já trabalha junto do Ministério da Agricultura na construção do modelo mais adequado e seguro. “Preservar a vida continua sendo a prioridade absoluta. Tenho certeza que com a contribuição de todos os técnicos e representantes do setor, encontraremos a melhor solução para manter a segurança e a saúde de quem atua nesta cadeia produtiva essencial para Santa Catarina”, frisou o governador.

>>> Mais fotos na galeria

A importância do diálogo entre o Governo do Estado e o setor também foi apresentada pelo presidente da Associação Catarinense de Avicultura (Acav), José Antônio Ribas Júnior.  “Temos aqui em Santa Catarina a melhor agroindústria e isso foi construído com diálogo e parceria, como deverá continuar neste momento desafiador”, disse.

Ele ainda destacou que as medidas adotadas pelo Governo do Estado desde o início da pandemia deram condições de segurança e de manutenção das atividades, com rigorosos protocolos de atuação.

“Santa Catarina mais uma vez é exemplo. Nossos objetivos são convergentes com os do Governo do Estado. Cuidar da saúde das pessoas e da economia. Estamos aqui convictos de que é juntos que vamos vencer esta situação”, completou.

União de esforços entre entidades

O desempenho de Santa Catarina no enfrentamento à pandemia e a união de forças para vencer os desafios impostos pela pandemia ao setor também foram destacados pelo presidente da Comissão de Agricultura e Política Rural, deputado Zé Milton e o deputado também integrante da Comissão, coronel Mocellin.

“Nós vamos ampliar o diálogo, vamos construir em conjunto a melhor alternativa. Temos essa condição em razão do trabalho sério e responsável até aqui”, reiterou o chefe da Casa Civil, Amandio João da Silva Junior.

Também participaram da reunião o secretário interino da Agricultura, Ricardo Miotto, o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, representante do Sindicarnes, Rui Vargas e Dilvo Casagranda, da Cooperativa Central Aurora Alimentos.

Produção catarinense

Santa Catarina é um grande produtor de alimentos, reconhecido internacionalmente pela qualidade e pela segurança da sua produção. Os frigoríficos e as indústrias da carne são responsáveis por 60 mil empregos diretos e 18 mil produtores integrados (suínos e aves). O agronegócio responde por aproximadamente 30% do Produto Interno Bruto (PIB) e por mais de 70% das exportações do estado no primeiro quadrimestre de 2020.

Acompanhe as notícias sobre o novo coronavírus

As notícias sobre as medidas para conter a propagação do novo coronavírus em Santa Catarina e os boletins atualizados com a situação do Estado podem ser acessadas no site sc.gov.br ou www.coronavirus.sc.gov.br. As atualizações podem ser acompanhadas ainda pelo YoutubeInstagram Facebook do Governo do Estado.

Via Governo do Estado de SC