Parece que o prefeito de São Paulo, João Dória (PSDB), está fazendo escola. Como tem feito o tucano, a Secretaria de Estado da Fazenda (SEF) de Santa Catarina passou a pedir doações a empresários. Embora reafirme constantemente que o Estado está em boa situação fiscal e melhor que as outras unidades da federação, o governo decidiu passar o pires. A iniciativa foi do titular da pasta, Almir Gorges:

— Tomamos a liberdade de pedir sem oferecer nenhuma contrapartida. O governo nunca se furtou em auxiliar a implantação e manutenção de grandes empreendimentos por meio de seus programas de incentivos. Agora é nossa vez de pedir ajuda (— afirmou o secretário.

A primeira a abrir a carteira foi a Havan, que anunciou doação de R$ 900 mil a ser parcelada em seis vezes até o final do ano. A verba será destinada à Secretaria de Saúde para gastos com combustível e remédios. A pasta é uma das que estão em pior situação: até meados do ano, o rombo era de R$ 768 milhões. Segundo o dono da rede varejista, Luciano Hang, a doação é uma “prova de amor da Havan por Santa Catarina”.

De acordo com a Secretaria da Fazenda, outras duas empresas já se comprometeram a doar, mas ainda não autorizaram a divulgação. Juntas, os aportes alcançarão R$ 3 milhões até dezembro. Santa Catarina, vale dizer, é generosa na concessão de benefícios fiscais. Para este ano, a previsão era de que o Estado abrisse mão de R$ 5,4 bilhões em tributos. Os gastos com saúde para 2017 eram estimados em R$ 2,2 bilhões na Lei Orçamentária.

Via DC – Coluna Estela Benetti