Com a presença dos prefeitos da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures), o governador Raimundo Colombo (PSD) apresentou o Fundam 2, durante reunião na sexta-feira, 23, em Lages. O governador fez um balanço da primeira edição que disponibilizou mais de R$ 600 milhões para a realização de obras nos 295 municípios catarinenses.

“É um programa do qual a gente tem muito orgulho, porque fortalece o modelo catarinense de desenvolvimento econômico, com foco nos pequenos municípios. É lá que o Fundam faz a diferença, atendendo às demandas das comunidades. Levando qualidade de vida para o pequeno município, a gente incentiva as pessoas a ficarem no seu lugar de origem, produzindo, crescendo e fazendo cada município de Santa Catarina mais forte”, disse Colombo.

Ao falar da importância do Fundam, o governador destacou que os recursos são repassados aos gestores e é deles a autonomia para realizar os investimentos. “Isso nos dá a garantia de que as prioridades serão atendidas, porque é o prefeito que está lá na ponta e sabe do que o seu município precisa”. Diante da crise financeira e da dificuldade na arrecadação, situação que todos os prefeitos expuseram na reunião, Colombo afirmou que o Fundam é uma ferramenta importante para que os municípios não deixem de realizarem as obras até que o cenário mude.

“Mas é importante destacar que mesmo com toda essa crise econômica e política que o país atravessa, Santa Catarina é um estado diferenciado dos demais. Não aumentamos impostos, temos a menor taxa de desemprego do Brasil, somos uma potência no agronegócio e a safra desse ano foi extraordinária, e, acima de tudo, do maior ao menor município, temos um catarinense que trabalha e não deixa de acreditar em um futuro melhor”, completou.

Os prefeitos também puderam falar sobre o que já realizaram em seus municípios com os recursos da primeira edição e já adiantaram alguns pleitos que deverão estar nos projetos encaminhados para a segunda etapa do programa. As melhorias na malha viária estão entre as principais demandas dos municípios da região.

 

Via Portal Exxtra