228

Ações foram debatidas em reunião na Secretaria da Fazenda na tarde desta segunda-feira (23) com a presença de representantes dos GES e das CRAFs
O governador Raimundo Colombo saiu otimista da reunião com os representantes dos Grupos de Especialistas Setoriais (GES) e das Carteiras Regionais de Ação Fiscal (CRAFs), realizada com o secretário da Fazenda, Nelson Serpa, na tarde desta segunda-feira (23). Colombo destacou o esforço de arrecadação para garantir os investimentos do Governo do Estado e pediu cautela. “Devemos fazer avaliações bimestrais para monitorar os efeitos negativos da crise na Europa sobre o crescimento da economia catarinense”, disse o governador.
reuniao_ges_e_crafs_com_governador_1Os GES e as CRAFs são grupos criados pela Secretaria da Fazenda para acompanhar a fiscalização estadual, especializada em setores econômicos e na inteligência fiscal. Os GES são responsáveis por aproximadamente 80% da arrecadação de ICMS, o principal tributo do Estado, enquanto as CRAFs atuam nos 20% restantes. “Diante do cenário econômico internacional, projetar crescimento da arrecadação em 2012 é uma meta ousada, mas vamos concentrar esforços para manter a receita”, destacou o secretário Nelson Serpa.
A orientação do governador Raimundo Colombo durante o encontro foi trabalhar para manter o ritmo de crescimento em 2012 e aumentar o volume de investimento do Governo do Estado em setores importantes como Saúde, Educação, Infraestrutura e Segurança Pública. “Precisamos melhorar a distribuição do que é arrecadado com a qualificação dos gastos públicos”, afirmou Colombo, ressaltando uma das principais metas do Governo do Estado para este ano.
Novidades nos GES
O principal grupo especialista da Secretaria da Fazenda é o do setor de combustível, que representa 17% da arrecadação de ICMS em Santa Catarina. Além de manter o foco no segmento, o fisco catarinense pretende em 2012 intensificar as ações de auditoria nos setores de supermercados, material de construção, comércio eletrônico e náutico. Outra novidade dos GES é a criação do Grupo Especialista em Simples Nacional que utilizará novas ferramentas e tecnologia para monitorar as cerca de 130 mil empresas sediadas em Santa Catarina atualmente enquadradas no Simples.
Fonte: SEF/SC