Segundo entidade, mais da metade dos fiscais ativos estão aptos à aposentadoria

Segundo o Sindicato dos Fiscais da Fazenda de Santa Catarina (Sindifisco), a 8ª Gerência Estadual da Fazenda em Chapecó está em condições delicadas. De acordo com a entidade, em dez anos, o número de fiscais foi reduzido de 35 para 18, sendo que seis estão aptos para se aposentar a qualquer momento.

“É uma unidade que cobre um corredor muito significativo da economia catarinense. Deixar a região sem condições de fiscalização é altamente temerário para o Estado. Com a retirada da indenização aos fiscais para disponibilização e uso do carro próprio e a consequente falta de pessoal em campo, há muita margem para atuação de sonegadores “, comentou o presidente do Sindifisco, José Antônio Farenzena.

Os fiscais ainda reclamam que os aprovados em um concurso de 2018 seguem sem previsão de convocação. “Mesmo chamando todos, continuaríamos com déficit. No quadro atual do Estado, em que 185 dos 349 fiscais ativos estão aptos à aposentadoria, o total de aprovados, mesmo considerando o cadastro de reserva, já é inferior à demanda que se apresenta”, completou.

Para o gerente regional da Fazenda em Chapecó, Luciano Trevisan, a situação para este mês é ainda mais delicada. “Já temos reclamações de contribuintes pela demora no andamento de processos e falta de gente para atender. Em fevereiro não teremos ninguém no administrativo, portanto, sem condições para atender o público, recepcionar processos, fazer parcelamentos. É o colapso da repartição”, afirmou.

Via Rede Catarinense de Notícias