site oficial india

Representantes da Índia, Chile e Uruguai estiveram, na última semana, em Santa Catarina para alinhar futuros acordos de integração com o governo catarinense e instituições representativas. Em nome do governador Carlos Moisés, o secretário executivo de Assuntos Internacionais, Fernando Raupp, e a secretária adjunta da Fazenda, Michele Roncalio, recepcionaram o cônsul geral da Índia em São Paulo, Amit Kumar Mishra.

“Dentre os temas abordados, discutimos sobre as potencialidades da Índia para auxiliar no crescimento do comércio exterior catarinense. Atualmente, o país é um dos grandes parceiros econômicos de nosso Estado”, informou o secretário Fernando Raupp.

Na reunião, a secretária adjunta da Fazenda, Michele Roncalio, entregou o resumo em inglês do Balanço Geral de Santa Catarina. “Tratamos, ainda, de afinamentos de medidas para melhoria das ações comerciais entre o Estado e a Índia.”

Já o diretor de patrimônio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Ozeas Mafra Filho, que também acompanhou o encontro, recebeu a informação do cônsul indiano de que irá alinhar a vinda para Santa Catarina de um grupo de cultura, custeado pelo governo da Índia, que solicitará do Governo do Estado apoio técnico e logístico nos locais das apresentações a serem posteriormente agendadas.

No Sapiens Parque, Amit Mishra conheceu a estrutura do local e foi apresentado às possibilidades do ecossistema de inovação e tecnologia da capital catarinense e de todo o Estado. Além disso, visitou a empresa Softplan.

Na Federação das Indústrias do Estado de SC (Fiesc), o cônsul geral da Índia foi recebido pelo presidente da instituição, Mario Cezar de Aguiar, e pela presidente da Câmara de Comércio Exterior, Maria Teresa (Maitê) Bustamante. Na ocasião, abordaram sobre as relações comerciais com a Índia e também sobre as possibilidades do agendamento de rodadas de negócios entre empresários catarinenses e indianos.

Educação

Na Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), o cônsul indiano foi apresentado a uma empresa indiana sediada na Acate que saiu de São Paulo para Santa Catarina em razão dos incentivos fiscais. Ao saber das cerca de 8 mil vagas para desenvolvedores de TI ainda disponíveis no Estado por falta de mão de obra qualificada, disse que poderá auxiliar SC por meio de parceria com uma empresa indiana especializada há 38 anos em treinamentos e capacitações para desenvolvedores.

Ao ser recebido na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Amit Kumar Mishra abordou sobre possíveis acordos de cooperação técnica nas diversas de conhecimentos acadêmicos, além de intercâmbio de alunos e professores.

Uruguai

Ainda no setor de educação, visita do embaixador do Uruguai no Brasil, Guillermo Valles Galmes, da embaixatriz Sachiyo Kajita Valles, e da cônsul geral do Uruguai em Florianópolis, Tamara Guridi, à Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de SC (Fapesc) tratou da interação para acordo de cooperação técnica entre a Fapesc e universidades e centros de inovação do Uruguai.

No Sapiens Parque, a diretora executiva do parque de tecnologia e inovação, Daniella Abreu, fez uma apresentação sobre o potencial futuro sobre ecossistema de inovação e tecnologia de Santa Catarina; e na Acate, o diretor-executivo Gabriel Sant’Ana Palma Santos apresentou à comitiva as potencialidades para futuros investimentos e conexões com empresários do Uruguai.

Chile

Durante visita institucional à Secretaria Executiva de Assuntos Internacionais, o cônsul geral do Chile em Porto Alegre, Mario Arriagada de Lafuente, conversou com o secretário da SAI, Fernando Raupp, sobre a importância do acordo do livre comércio Brasil e Chile, firmado recentemente pelo governo federal; a possibilidade do aumento do comércio exterior com utilização do corredor bioceânico; e o retorno dos voos internacionais Santiago/Florianópolis no mês de novembro. Por fim, informou que o Consulado Geral nomeará, nos próximos dias, um cônsul honorário em Florianópolis.

Via SEF/SC