comitiva bahia fotos para a rede 1

O Sistema de Planejamento e Gestão Fiscal integra desde a elaboração do orçamento até os controles gerenciais

Auditores fiscais da Bahia estão visitando a Secretaria de Estado da Fazenda entre quarta e quinta-feira (19 e 20) para conhecer em detalhes o Sistema Integrado de Planejamento e Gestão Fiscal (SIGEF). A programação é também uma oportunidade de troca de experiências entre os servidores dos dois Estados.

Nesta quarta-feira, o gerente de Sistema de Informações Fiscais da Diretoria de Contabilidade Geral (GESIF/DCOG), Marcelo Inocêncio Pereira, falou do funcionamento de um dos módulos do SIGEF que trata das rotinas de pagamento, envio e retorno de arquivos de pagamentos para os bancos. “Estamos aqui para  conhecer os procedimentos e controles específicos da conciliação bancária porque precisamos aprimorar estes processos em nosso sistema e o SIGEF é uma referência nacional para nós”, explicou a auditora fiscal Elvira Candida Cerdeira Silva, da Diretoria de Contabilidade Pública da Fazenda da Bahia. O auditor fiscal Ilan Nogueira de Oliveira Santana também acompanha a visita pela Fazenda da Bahia.

Sobre o SIGEF – Coordenado pela Diretoria de Contabilidade Geral da SEF, o SIGEF de Santa Catarina está atualmente entre os melhores do Brasil. Lançado em 2003, foi aperfeiçoado ao longo dos últimos 13 anos e hoje tem mais de 22 módulos, inclusive com controle diário de arrecadação do Estado. É com o SIGEF que o Tesouro faz a programação financeira e acompanha o cronograma mensal de desembolso e controla passo a passo as receitas e despesas. O sistema ainda responde pela gestão da dívida pública e pelo controle de contratos e transferências feitas às instituições públicas e privadas. É também uma ferramenta eficaz de acompanhamento físico e financeiro dos planos de investimentos. “Um dos grandes méritos do SIGEF é ter desenvolvido uma cultura de acompanhamento rígido das contas”, lembra a diretora Graziela Meincheim (Diretoria de Contabilidade Geral da SEF). O cidadão tem acesso a essas informações pelo Portal da Transparência, que é alimentado quase que totalmente pelos dados do SIGEF.

Via SEFAZ/SC