O 18º Congresso Nacional do Fisco Estadual e Distrital (18° Conafisco), a ser realizado entre os dias 24 e 27 de setembro, em Ipojuca, em Pernambuco, vai reunir fazendários e tributaristas de todo o País para discutir o tema “Tributação e Previdência Solidárias – Por um Brasil mais justo”.

Na terça-feira, a Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), com a CNI, promove um evento sobre a reforma tributária, das 17h as 20h no auditório térreo da Casa da Indústria. A entidade diz que o objetivo é fortalecer o debate sobre a reforma tributária para tornar a economia mais competitiva.

Uma das principais questões do evento será a Reforma Tributária, assim como as diversas propostas que estão sendo discutidas no Congresso.

A Reforma Tributária Solidária (RTS) – um movimento suprapartidário, recentemente apoiado ocialmente pelos governadores dos Estados do Nordeste e pelas bancadas parlamentares de pelo menos seis partidos – ganhará painéis especícos.

De acordo com os organizadores, as ideias da RTS, focadas no uso da tributação como meio de diminuição de desigualdade no Brasil, serviram de base para emendas na PEC 45.

Capitaneada pela Fenasco (Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital) e Anp (Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil), a Reforma Tributária Solidária reúne mais de 40 especialistas que discorrem sobre temas como progressividade no Imposto de Renda, tributação de grandes heranças, diminuição da carga sobre o consumo, volta da tributação sobre lucros e dividendos, entre outros.

O 18º Conafisco trará discussões sobre formas de fortalecimento do Fisco.

Programação Ocial do 18º Conafisco

24 de Setembro – Terça-feira

10h às 17h- Credenciamento de Delegados

9h às 12h- Reunião Comissão Organizadora

14h às 18h- Reunião da Diretoria Executiva da FENAFISCO

9h às 18h – Reunião da Junta Eleitoral

19h – Abertura Estatutária do 18º CONAFISCO

20h – Abertura Solene do 18º CONAFISCO Palestra Magna: “Nem sempre foi assim Mercado X Estado: As Duas visões da Organização da Ordem Capitalista” Palestrante Pedro Rossi Professor Doutor do Instituto de Economia, Diretor Unicamp

25 de Setembro – Quarta-feira

09 às 13h- 8º Torneio Desportivo e Premiação do 8º Torneio Desportivo

9h às 17h – Credenciamento Geral e dos Delegados 08h às 09h – Apresentação de chapas e Candidatos Conselho Fisca

l 09h às 15h – Eleição Diretoria Executiva e Conselho Fiscal da FENAFISCO

15h às 18h – Apuração – Eleição Diretoria Executiva e Conselho Fiscal da FENAFISCO

15h às 19h – PAINEL 1 REFORMA TRIBUTÁRIA EM PERSPECTIVA: SIMPLIFICAÇÃO E FEDERALISMO Coordenação: Fenasco Palestrantes Paulo Gil – Auditor Fiscal da Receita Federal e Diretor do IJF Andre Horta (Ex. Presidente do Comsefaz) Debatedores Fernanda Mara O.M. Pacobahyba e Sousa Júnior Secretário de Fazenda do Estado do Pará

20h – Ensaio Noite de Talentos

26 de Setembro – Quinta-feira

08 as 13h- 8º Torneio Desportivo e Premiação do 8º Torneio Desportivo

14h às 18h – PAINEL 2 REFORMA TRIBUTÁRIA EM PERSPECTIVA: PROGRESSIVIDADE E ESTADO SOCIAL Coordenação: Fenasco Palestrantes Dão Real dos Santos – Diretor do IJF – Instituto de Justiça Fiscal Eduardo Fagnani- Professor da Unicamp Eloísa Machado de Almeida-Professora de Direito na FGV/SP Debatedores Marcellus Ribeiro Alves Secretário de Fazenda do Estado do Maranhão Rodrigo Orair- Pesquisador do IPEA 19h30- Premiação Geral dos Sindicatos- Torneio Desportivo

20h- 8º Noite de Talentos

27 de Setembro – Sexta-feira

10h às 12h – Palestra de Encerramento TRIBUTAÇÃO E DESIGUALDADE Coordenação: Sindisco-PE Palestrante Eduardo Moreira- Empresário e Escritor Debatedor Randolfe Rodrigues- Senador da República/AP

12h às 14h intervalo para almoço (livre)

14h às 18h- Plenária Final do 18º CONAFISCO

20h – Encerramento do 18º CONAFISCO

Fonte: UOL-Blog de Jamildo