industria 83

Ainda que os dados de novembro tenham sido negativos, o desempenho da indústria no mercado de trabalho foi um dos principais fatos econômicos de Joinville ao longo do ano passado. Em 2020, o setor fechou o ano com saldo negativo, com fechamento de 350 vagas, consequência dos impactos iniciais da pandemia na economia. Em 2021, houve a recuperação, com as indústrias liderando com folga a geração de empregos em Joinville: foram 6.960 novas vagas até novembro, uma fatia de 40% em uma cidade que abriu mais de 17 mil postos de trabalho no ano. Os dados de dezembro serão divulgados no final de janeiro.

O resultado de Joinville nas contratações no setor foi o melhor da região Sul, com Curitiba e Caxias do Sul nas posições seguintes. No País, somente São Paulo, com 14,6 mil vagas, e Manaus (9,5 mil novos empregos) tiveram desempenho melhor neste ano, até novembro, no mercado de trabalho das indústrias. A metalurgia, especialmente na fundição, liderou na criação de vagas na indústria em Joinville no ano passado. A fabricação de máquinas e equipamentos aparece na sequência, em uma lista na qual a maioria dos segmentos industriais teve resultado positivo.

Com o desempenho de 2021, o quadro de trabalhadores da indústria chegou a 80 mil pessoas, ainda atrás dos serviços, nos quais estão contratadas 93 mil pessoas. Nas últimas décadas, a indústria liderou em empregos em Joinville, mas a crise econômica em meados da década passada e avanço do setor de serviços fez o segmento perder a hegemonia em 2015.
Via NSCTotal – Coluna Saavedra