whatsapp image 2023 02 03 at 11.31.28 750x430 1 1

O diretor da Fenafisco, Marcio Santa Rosa, realizou palestra no seminário “Aposentadoria do servidor público: ameaças e perspectivas pós-reforma da previdência”, promovido pelo Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf) e a Fundação Sintaf na última terça-feira, 31 de janeiro.

No encontro, o diretor criticou os impactos negativos aprovação Emenda Constitucional 103 (EC 103/19), que modificou os Regimes Previdenciários da iniciativa privada e do serviço público, alterando importantes dispositivos da Constituição Federal, por meio aumento do percentual de contribuição, ampliação do tempo de serviço, redução do valor das aposentadorias e pensões, entre outros pontos.

Santa Rosa também abordou as perspectivas do governo federal em modificar o modelo previdenciário vigente, no que versa ao cálculo da pensão por morte, e aposentadoria por invalidez, pontos estes considerados cruéis por penalizarem amplamente os trabalhadores mais pobres e as viúvas.

Na oportunidade o diretor destacou os permanentes esforços empreendidos pela Federação, em defesa Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS, a exemplo do disposto na Carta de Brasília, documento político do qual a Fenafisco é signatária, e que conclama os novos governantes e parlamentares federais, estaduais e distritais a atuarem decisivamente para garantir os direitos dos aposentados e pensionistas brasileiros.

Ao final o dirigente da Fenafisco cobrou a imediata aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 555/2006, que extingue gradativamente a contribuição previdenciária cobrada dos inativos da União, como medida de justiça e de cessação da crueldade imposta contra milhares de servidores públicos brasileiros.

O presidente estadual da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (ANFIP-CE) e especialista em Direito do Trabalho e Previdenciário, prof. Gilson Fernando, também palestrou no evento.

 

Confira a carta na íntegra:

Carta-de-Brasília

Via Fenafisco