carteira trabalho

Taxa do Estado atingiu 3,8% no terceiro trimestre de 2022

A taxa de desemprego de Santa Catarina no terceiro trimestre deste ano registrou uma leve queda: passou de 3,9% para 3,8%. Este é o menor valor desde 2014. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua Trimestral, divulgada nesta quinta-feira (17) pelo IBGE.

Entre julho e setembro de 2022, eram 154 mil pessoas desocupadas — cerca de 6 mil a menos do que no segundo semestre do ano. O Estado segue com o menor índice entre todas as unidades da Federação, junto com Mato Grosso. Na média nacional, o índice recuou de 9,3% para 8,7%, mas apenas seis unidades da Federação acompanharam a redução.

Menores taxas de desocupação

• Santa Catarina: 3,8%
  • Mato Grosso: 3,8%
  • Rondônia: 3,9%
  • Roraima: 4,9%
  • Mato Grosso do Sul: 5,1%
  • Paraná: 5,3%

A taxa de desocupação é a razão entre as pessoas desocupadas e as que estão na força de trabalho.

Nível da ocupação de SC atinge 65,7%

O nível da ocupação (65,7%) em Santa Catarina no terceiro trimestre do ano teve redução de 0,1 ponto percentual frente ao segundo trimestre. O estado manteve o maior nível de ocupação entre as 27 Unidades da Federação.

A população ocupada nesse período em Santa Catarina era de 3,9 milhões, entre uma população em idade de trabalhar de 6 milhões de pessoas.

De acordo com os dados do IBGE, a leve diminuição no nível da ocupação do trimestre foi reflexo do aumento da população em idade de trabalhar, diante de uma população ocupada que permaneceu estável.

Taxa de informalidade cai

Dos 3,9 milhões de catarinenses ocupados, um milhão eram trabalhadores informais no terceiro trimestre de 2022. Ou seja, a taxa de informalidade ficou em 25,9%, a menos de todas as 27 unidades da Federação.

O número de trabalhadores informais teve queda de 4,8% em relação ao segundo trimestre do ano, equivalente a cerca de 52 mil pessoas a menos.

A taxa de informalidade leva em conta cinco categorias de emprego informais:

• Trabalhadores do setor privado sem carteira assinada;
  • Trabalhadores domésticos sem carteira assinada;
  • Empregadores sem registro no CNPJ;
  • Trabalhadores por conta própria sem registro no CNPJ; e
  • Trabalhadores familiares auxiliares.

Rendimento médio cresce 5,4% em SC

O rendimento médio habitual em Santa Catarina foi de R$ 3.141 no terceiro trimestre de 2022 — uma alta de 5,4% frente ao segundo trimestre. O estado segue com o quarto maior rendimento entre as 27 Unidades da Federação.

Ao mesmo tempo em que o rendimento aumentou, o IPCA médio (-1,0%) do terceiro trimestre de 2022 teve redução expressiva frente ao trimestre anterior (3,1%).

Via Diário Catarinense