pessoas centro florianopolis.jpg

Estado é o segundo do Brasil com o índice mais baixo, segundo dados do IBGE

A taxa de desemprego em Santa Catarina caiu para 3,2% no quarto trimestre de 2022, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua Trimestral, divulgada nesta terça-feira (28) pelo IBGE. O índice é o menor desde o quarto trimestre de 2014, quando estava em 2,7%.

Entre outubro e dezembro do ano passado, eram 133 mil pessoas desocupadas no Estado — cerca de 21 mil a menos do que no trimestre anterior, quando a taxa foi de 3,8%. Santa Catarina foi o segundo estado do Brasil com o menor índice, atrás apenas de Rondônia (3,1%). A média do país caiu para 7,9%.

De acordo com a coordenadora de Trabalho e Rendimento do IBGE, Adriana Beringuy, existe uma tendência que o indicador caia no quarto trimestre do ano.

— Há uma tendência de queda da taxa de desocupação que pode ser provocada pela expansão do número de trabalhadores, muitas vezes em trabalhos temporários, ou pela própria redução da procura por trabalho nas últimas semanas de dezembro — explica.

Veja as menores taxas de desocupação no país

  1. Rondônia (3,1%)
  2. Santa Catarina (3,2%)
  3. Mato Grosso de Sul (3,3%)
  4. Mato Grosso (3,5%)
  5. Rio Grande do Sul (4,6%)
Dados da ocupação em SC

Ainda de acordo com os dados do IBGE, nos últimos três meses de 2022, Santa Catarina tinha 3,98 milhões de pessoas ocupadas, sendo 1,03 milhões trabalhando informalmente — 25,8% do total.

A maior taxa de desemprego que Santa Catarina já registrou na série histórica do IBGE, desde 2012, foi no primeiro trimestre de 2017 (7,9%).

Via Diário Catarinense