A falta de consenso para preços entre os países da Opep (associação de produtores) e a Rússia levou a Arábia Saudita anunciar aumento da produção em meio à crise internacional do coronavírus, medida que derrubou as bolsas do mundo todo. A B3, bolsa de valores do Brasil, fez um Circuit Break porque superou queda de 10% e o mesmo aconteceu com a bolsa de Nova York.

A reação de boa parte dos investidores está sendo sair da Bolsa e procurar ativos mais seguros. Por isso, a retração das bolsas e a alta do dólar. Os impactos na economia brasileira e catarinense vão depender do tempo de duração dessa nova crise do petróleo. Se for curta, serão superados logo, a exemplo do que ocorreu com o ataque à refinaria da Arábia Saudita pelo Iran em setembro do ano passado. Mas a profundeza da crise preocupa porque o coronavírus mudou a dinâmica da economia.

A Petrobras poderá reduzir os preços de combustíveis se o problema continuar. Se isso ocorrer, em Santa Catarina, os consumidores de combustíveis terão ganhos, por gastar menos com esse insumo, enquanto o setor público vai perder porque a maior fonte de arrecadação de ICMS do Estado ocorre por meio dos combustíveis. O setor responde por quase 20% do total arrecadado, mesmo Santa Catarina praticando algumas das alíquotas mais baixas do Brasil. A redução da arrecadação afeta não só o Estado, mas também os municípios, que recebem o retorno de ICMS.

Os governos estaduais têm liberdade para propor alta de alíquota de ICMS para combustível, mas em Santa Catarina esse tema sempre teve elevada restrição por parte dos contribuintes.

Segundo Cauê Ostetto, sócio e gestor de investimentos da EQI em Florianópolis, uma das razões da crise internacional gerada com a decisão saudita é que a queda do preço do petróleo inviabiliza diversas produções pelo mundo. No Brasil, o custo para a produção no pré-sal é de US$ 13 por barril enquanto o preço do barril caiu para cerca de US$ 35. Nos Estados Unidos, a extração de Xisto, que gera petróleo, passa a ser inviável.

Via NSCTotal – Coluna Estela Benetti