natal blumenau 0

O Papai Noel foi mais generoso com o comércio de Blumenau no Natal de 2021. Levantamento feito pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) com 62 lojistas de diferentes segmentos e de 12 bairros da cidade, incluindo o Centro, indicou que, para 64,5% dos entrevistados, o volume de vendas na data aumentou na comparação com 2020. Para 19,4% elas foram parecidas e para apenas 16,1% encolheram.

A entidade também questionou os lojistas sobre o faturamento no período natalino. Frente a dezembro de 2020, 56,5% dos comerciantes disseram que as receitas subiram. Outros 25,8% consideraram que o desempenho do mês foi semelhante ao do ano anterior e 17,7% relataram piora.

Apesar do cenário de melhora, para muitos lojistas o desempenho de 2021 ainda ficou aquém do cenário pré-pandemia – que derrubou a base de comparação de 2020. Quando a comparação é com o Natal de 2019, cresce o número de lojistas que admitiram que o faturamento foi pior: 32,3%. Mesmo que não seja maioria, uma parcela significativa (43,5%) relatou que houve melhora. Para completar, 24,2% avaliaram que os períodos foram similares.

Ainda assim, o resultado geral é positivo, na análise do presidente da CDL Blumenau, Eduardo Soares. Ele reconhece que, em alguns casos, a alta do faturamento se deve ao aumento de preço das mercadorias, consequência da inflação. Por outro lado, a análise indica retomada da economia.

— No geral, o aumento foi real, representando uma consequência do crescimento de vendas — pondera.

Via NSCTotal – Coluna Pedro Machado