Indicações sem vícios de origem

No afã de se pôr em prática determinado assunto que venha a repercutir financeira ou socialmente, ignora-se a legalidade da tramitação, tais como projeto de lei que deveria ter nascido no Legislativo, porém, partiu do Executivo, ou seja: de poder/setor não apropriado. Então, já começa atravessado e, para evitar tais erros, que tal se espelhar no dito popular: “de pequeno que se torce o pepino”. O novo integrante do Instituto de Previdência do Estado de SC (Iprev), economista Volnei Boing, de Armazém, deve encontrar, pela frente processos encalhados devido à carência de profissionais capacitados para efetuarem as respectivas análises. Enquanto na Secretaria da Fazenda aguardam-se quatro meses, na Polícia Militar, em apenas dez dias, o requerente vê seu pedido homologado.

Concurso em andamento
Em se tratando de mão de obra qualificada, estão com os dias contados essa lenga-lenga que, em final de carreira, deixa o servidor acometido de estresse e até de possibilitar o ingresso de ação pleiteando reparos ou indenizações por perdas e danos devido a prejuízos causados por conta dos atrasos prolongados em processos. Com previsão de homologação em meados de fevereiro, o concurso que se realiza disponibilizando 30 vagas entre analistas técnicos e administradores, no médio prazo deve estancar essa sangria de afunilamento das aposentadorias, em análises.

Capacidade e conhecimento
Sabe-se que indicações para atender determinado político ou região não são suficientes para ocupação de cargo público. Melhor, não deveria, mas… Os exemplos desta natureza estão aos montes e em todos os entes. O conjunto se completa se juntarem capacitação e conhecimento da área a gerir, no mínimo, pois articulação entre os pares e ética são, por natureza, imprescindíveis.

Proposta do presidente
Há dois principais desafios a serem vencidos, ao regime de previdência, cujo déficit em 2022 superou a casa dos R$ 5 bilhões. “O primeiro é a realização de um atendimento de excelência aos beneficiários do Iprev, pois são os servidores inativos, ativos e pensionistas que compõem a nossa atividade-fim, e a eles nossos serviços devem ser fornecidos com qualidade. O segundo é contribuir de modo que se estanque o déficit previdenciário. Nosso fundo de repartição simples encontra-se deficitário, e todos os meses são necessários aportes do tesouro para cobrir a insuficiência financeira. Nossa meta será desenvolver uma engenharia financeira que possibilite a criação de um fundo de capitalização para estancar o déficit. Queremos reunir os técnicos de todos os poderes para encontrarmos uma base legal no intuito de construir esse fundo, com respaldo atuarial”. Pelo currículo e as palavras propostas, Boing tem condição suficiente para dar conta da pasta que abraça, sem aparente vício de origem.

Bastidores em polvorosa
Acredita-se que até mesmo adentrou madrugada as conversações para composição dos ocupantes das casas legislativas, dos estados e Distrito Federal e, principalmente, em Brasília. Os executivos atuais têm conhecimento de que para um bom desempenho dos projetos e realizações das propostas de campanha é fundamental a presença da maioria parlamentar. Nesse campo, “santo” não entra, pois rola de tudo e até mesmo situações impublicáveis. No transcorrer dos mandatos, verá quem realmente foi fiel, avaliando o contexto, ou votou em favor do seu próprio umbigo. Quem sabe a sociedade seja surpreendida por parlamentares engajados com as causas nacionais e regionais. A conferir.

Refletindo
“As pessoas são o principal ativo da organização. E elas precisam estar bem preparadas e motivadas e a motivação passa pelo incremento salarial”. Cleverson Siewert, secretário da Fazenda-SC. Uma ótima semana!

Por Pedro Hermínio Maria – Auditor Fiscal da Receita Estadual de SC

“Este é um artigo de opinião, cujo teor é de inteira responsabilidade do autor, e não expressa necessariamente a opinião desta entidade, não sendo, portanto, por ela endossado.”