Operações visitando a cozinha e o forno

 

Muito em voga nos canais televisivos a realização de concursos para extrair os melhores pratos elaborados, dando visibilidade a muitos chefes de cozinha.

Dentro desse mercado promissor tiveram início nos 20 municípios da Regional da Fazenda de Tubarão as Operações Visitando a Cozinha e Visitando o Forno, com características semelhantes.

As operações têm esse nome porque visam acompanhar, alertar e até auditar, se for o caso, empresas dos segmentos de Bares, Lanchonetes, Restaurantes bem como Panificadoras, Cafeterias e Confeitarias.

Tem como objetivo analisar o cumprimento de obrigações ditas acessórias, com relação a emissão de documentos fiscais, Emissores de Cupom Fiscal, uso de Comandas Rígidas na venda por chave primária, interligação de balança, verificação de cadastro fiscal de produtos, entre outros itens. A verificação também é feita com relação ao potencial de vendas, uso de cartão de créditos e itens em Substituição Tributária, para que se possa verificar o total de ICMS pagos (seja empresas optantes pelo Simples Nacional, ou não).

 

E tem mais

O trabalho se estenderá por todo o Estado. No primeiro momento a abordagem ocorre no local, sempre através de uma “visita”, razão do nome. Posteriormente, caso haja fatos a serem corrigidos, o que é corriqueiro, convidam-se para uma explanação inicial o contabilista e um representante da empresa, para que possam regularizar o que for identificado como não adequado.

Idealizada pelos Auditores Fiscais Geovane Elias, Gerente Regional e Luiz Alberto Martins, as ações tiveram como base a Operação Concorrência Leal. Entretanto possui um foco mais personalístico, aproximando o Fisco das empresas, mantendo-se as características específicas dos ramos que atendem, ou seja; cozinha e forno.

Trave no olho

O amigo leitor tem assistido às críticas nas mídias sociais a respeito da postura incorreta praticada por políticos, empresários e servidores em relação ao descaso com o patrimônio público e outros desvios como a prática de corrupção. O que entendemos, justificadíssimo. Mas, por incrível que possa parecer, muitas delas estão atreladas a pessoas que se utilizaram de artimanhas como as praticadas de forma desleal para tirar proveito próprio. Encaixa aqui a citação bíblica: “Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho, e então poderás ver com clareza para tirar o cisco do olho de teu irmão”.

Contabilidade em foco

Com o intuito de valorizar a profissão da contabilidade o contador Laênio Mota Oliveira, iniciou há quinze dias na ARTV canal 5 em Araranguá divulgando e discutindo temas voltados ao setor que segundo ele, o grande responsável pelo fomento da economia. Ontem o assunto tratado foi a contabilidade rural. Sucesso ao amigo nesse nicho de mercado.

Palestras aos contabilistas

A convite dos SINDICONT’S – sindicatos dos contabilistas das regiões de Araranguá e de Tubarão estaremos proferindo palestras com os seguintes temas: Concorrência leal, orientações sobre Bloco X, Operações visitando a cozinha e forno, Operações de rotinas – Dia dos pais, atuação dos grupos especialistas de fiscalizações e proposta de reforma tributária solidaria. Dias 23 às 19 horas no auditório da ACIVA, em Araranguá e no dia 24, no mesmo horário, na sede do SINDICONT em Tubarão. Os presidentes Laênio Mota Oliveira e Patrick Fontana Nandi lembram que o custo da inscrição é um quilo de alimento não perecível a ser destinado a instituição beneficente local. Convidados os gerentes regionais das respectivas cidades.

 

Refletindo

“Respeito ao dinheiro público”. Fabiano Dadam Nau. Uma ótima semana!

 

Via Coluna Fisco e Cidadania – Por Pedro Hermínio Maria