Rio do Sul aparece no topo do ranking nacional do Ministério da Economia como o município brasileiro onde é mais curto o período necessário para abertura de uma empresa. Na cidade, um novo negócio pode ser formalizado em apenas 21 minutos.

Na segunda colocada da lista, Mata de São João, na Bahia, o prazo é de 39 minutos. Em Aracaju, líder entre as capitais, são necessários 47 minutos para abrir uma empresa.

O prefeito de Rio do Sul, José Thomé, destaca a importância da adoção de políticas públicas de desburocratização, atendimento e melhorias no ambiente de negócios como diferenciais do município. Além disso, destaca o uso de tecnologia Starter, que permite agilizar o trabalho.

As ferramentas são desenvolvidas pela IPM Sistemas. Elas operam em nuvem e possibilitam o trâmite de processos em ambiente digital, com atualização em minutos, sem necessidade de uso de papel, deslocamentos ou filas.

Apenas em 2022 foram abertas duas mil novas empresas em Rio do Sul. Hoje a cidade abriga onze mil negócios ativos.

Via NSCTotal – Coluna Renato Igor