size 810 16 9 dilma china

China está interessada em montar fábricas no Brasil para produzir localmente os equipamentos que utilizará nos projetos deinfraestrutura que está investindo no país, afirmou nesta quarta-feira no Rio de Janeiro o primeiro-ministro chinês, Li Keqiang.

“Além de exportar (para o Brasil), gostaríamos de instalar fábricas e bases para produzir e gerar empregos no país”, afirmou o primeiro-ministro chinês, que encerrou hoje no Rio de Janeiro uma visita oficial de dois dias ao Brasil, em um breve discurso que pronunciou na cerimônia de inauguração de uma feira de produtos chineses.

Keqiang esclareceu que as unidades serviriam para produzir os equipamentos que serão necessários para as empresas chinesas que já atuam nas áreas de infraestrutura no Brasil e citou o caso específico de uma fábrica de vagões e locomotivas para abastecer as ferrovias e metrôs brasileiros que contam com investimento chinês.

O anúncio foi feito um dia após Brasil e China assinarem em Brasília 35 acordos de investimentos, negócios e cooperação que podem chegar a US$ 53 bilhões e de anunciarem o início de estudos de viabilidade para construir uma ferrovia transoceânica na América do Sul, entre os portos do Brasil no Atlântico e os do Peru no Pacífico.

Os acordos foram assinados após o encontro que Keqiang teve na terça-feira com a presidente Dilma Rousseff, no primeiro dia de sua viagem pela América do Sul, que também o levará para Colômbia, Peru e Chile.

“Já há um consenso dos governos dos dois países e das empresas de que precisamos instalar fábricas aqui para produzir e gerar emprego localmente”, afirmou o primeiro- ministro após a visita que fez ao centro de operações do metrô do Rio de Janeiro.

O governo estadual do Rio de Janeiro adquiriu 34 trens da empresa chinesa CNR, dos quais nove já foram entregues e três estão em operação.

“O governador comentou sobre a satisfação dos passageiros com os trens do metrô que oferecemos e com sua alta qualidade”, contou o premiê chinês sobre a conversa que teve com o governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, sobre a possibilidade de montar uma fábrica de trens na capital.

“Discutimos com o governo chinês a construção de um centro de manutenção (de trens) no Rio de Janeiro e de uma fábrica de trens para atender a demanda do Brasil e de toda américa do sul”, disse o secretário regional de Transportes, Carlos Roberto Osorio.

O primeiro-ministro chinês destacou que o Brasil precisa atualmente de uma grande quantidade de equipamentos de infraestrutura e que as possibilidades de produzir localmente não se limitam exclusivamente a uma fábrica de trens e a um centro para sua manutenção.

Keqiang, junto com Pezão e do ministro brasileiro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, também visitou no Rio de Janeiro um dos sete navios chineses encomendados pelo governo estadual para o transporte marítimo de passageiros.

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, que também acompanhou a visita, destacou as grandes oportunidades de investimento em fábricas de equipamentos destinados aos setores ferroviário, energético e automotivo.

Segundo o primeiro-ministro chinês, “qualquer projeto bilateral tem grandes possibilidades de sucesso por se tratarem de dois gigantes”.

Via Exame