Notícias

Compartilhe:

Cerca de 9 mil pessoas ainda não declararam o imposto de renda em Santa Catarina, há uma semana para o final do prazo, que se encerra na próxima terça-feira (31). O valor mínimo da multa para quem atrasa é de R$ 165,74. Os dados foram divulgados pela Receita Federal nesta segunda (23).

Segundo o órgão, o número de pessoas que já estão em dia com o leão representa 73% das declarações, um pouco mais de 25 mil dos 34,1 mil esperados. A multa imediata para quem atrasa é de R$ 165,74, com o acréscimo de 1% ao mês, sobre o valor do imposto de renda devido, limitado a 20% do valor do imposto de renda.

A multa é gerada no momento da entrega da declaração e a notificação de lançamento fica junto com o recibo de entrega e o contribuinte terá 30 (trinta) dias para pagar a multa. Após este prazo, começam a correr juros de mora (taxa Selic)”.

Se a declaração tiver direito à restituição, ela será deduzida de quem não pagar a multa dentro do prazo de vencimento, a partir da emissão do boleto, com acréscimo de juros.